Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 16 da gravidez: Mais reflexos. A propiocepção

O bebê na semana 16 da gestação

A partir desta semana, o corpo do feto começa a se tornar maior que a sua cabeça. Os braços e as pernas são mais longos e mais definidos. Ele pode mexê-los, mas você não o sentirá por enquanto. O cérebro começa a tomar controle dos movimentos. Desta feita, o feto pode começar a responder aos estímulos.

O feto é sensível ao toque e se você tocar na sua barriga poderá senti-lo se arrepiando. Ele flexione seus membros e consegue separar os dedinhos, em particular os das mãos. Este é um sinal de que ele interage com o ambiente ao seu redor. O feto está em fase de elaboração da propiocepção ou cinestesia (consciência do corpo e movimento). Ele pode mesmo começar a desenvolver determinados reflexos.

Na semana 16 de gravidez, se pode aperceber suas mãos, pés ou cordão umbilical.

Durante a mesma semana, começará a vislumbrar pelos finos na cabeça do seu bebê. Por incrível que possa parecer, ele começará a detetar a luz. Também faz alguns movimentos de peito, uma espécie de exercícios precursores da respiração. O seu comprimento não é muito diferente do da semana anterior. O seu bebê tem agora 11 cm agora e pesa 90-100 gr. 


 

or

Forgot your details?